A escolha do tapete ideal

6 Jun 2016

Quando pensamos em um ambiente aconchegante, pensamos em tapetes, e hoje vou mostrar um pouco como escolher esse acessório que é tão importante para compor um ambiente.
O tapete deve ser um dos últimos elementos a entrar num ambiente, pois ele irá digamos que “emoldurar” ou dar “acabamento” no espaço que será utilizado. E se essa escolha for errada, pode acabar com tudo que foi feito em termos de decoração.

Além de decorativo serve também para aquecer o local, por isso tão utilizado em salas e quartos.

No caso do tapete, podemos dizer que quanto maior, melhor! Pois irá dar uma sensação de amplitude ao local.
Se os móveis seguem um tom neutro, vale investir em um tapete com uma cor mais vibrante, e o contrário também acontece, tapete neutro para móveis coloridos.

Existe a possibilidade de compor a sala de jantar, sala de estar, dormitórios, banheiro, cozinha, com os adoráveis tapetes.
Para a cozinha, a utilização deve ser feito caso o piso seja escorregadio, e nesse caso utilizar um sintético e antiderrapante para a segurança do seu uso.
 

Segue abaixo algumas dicas de tamanhos ideais para tapetes.
 

Sala de Estar:

O tapete deverá estar no mínimo 30cm para baixo do estofado. De preferência que fique abaixo de todos os móveis soltos, estofado, poltronas e mesinhas de cantos.
Muito utilizado é o modelo Shaggy, aquele peludinho, super fofo e aconchegante. Tem diferentes tipos de alturas e espessura das cerdas.

 

 

 

Sala de Jantar:

O tapete deverá ser no mínimo 70cm maior que a mesa, para que quando a cadeira estiver em uso, a mesma possa continuar sob o tapete.
Podemos apostar nos modelos de fios baixos, como o sisal, por exemplo.

 

 

Dormitório:
Acredito que para esse ambiente gera uma grande dúvida do que usar e como usar. Vemos muito aqueles tapetes pequenininhos ao lado da cama, que dão uma sensação um pouco que perdidos ali. Você poderá utilizá-lo, até porque o custo do tapete também está em sua medida, mas só utilize caso a medida dele esteja em proporção e alinhado ao criado mudo.
O ideal, se possível, é utilizar um tapete inteiriço que venha desde os criados até o pé da cama. Existe também a possibilidade de confeccionar um tapete em “U” para revestir a lateral e pés da cama.

 

 

 

 

 

Uma nota quanto a manutenção deles:

Aspirador de pó para retirar a sujeira diária.
Caso o tráfego seja constante, lavagem a cada 6 meses é o ideal. Se não for um ambiente com muita circulação 1 vez ao ano é o suficiente.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse acessório, pode escolher sem medo o modelo ideal para a sua necessidade!

Please reload

Posts Recentes

December 6, 2018

November 14, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags