Decoração da Sala de estar: o que devo priorizar?

A decoração deve criar harmonia com o ambiente

Créditos da imagem: Pexels.com

Depois de realizar o sonho de comprar aquele apartamento, tudo novo, quartos, sala, do tamanho e na localização que você sonhou, é hora de pegar as chaves.

Começa então o momento mais importante ao se mudar para um novo apartamento, decorar a sala de estar, é o cartão de visitas da sua nova casa.

Para ajudar nessa missão, que nem sempre é tão simples, separamos aqui algumas dicas infalíveis para você decorar a sala de estar e não esquecer nenhum detalhe.

Os primeiros passos da decoração 1. Defina seu objetivo

A primeira coisa a se fazer é decidir como o ambiente será utilizado. A sala de estar servirá para receber visitas? Somente para assistir televisão? Ou será um espaço para diversão das crianças. Afinal, qual é a necessidade desse ambiente dentro da sua casa? Parece uma pergunta ingênua e que não teria tanta relevância, mas ela faz toda diferença.

2. A circulação de pessoas

Depois de definida a utilidade do ambiente, é preciso analisar como será a circulação de pessoas. Muitos móveis ou um sofá muito grande podem dificultar que as pessoas circulem tranquilamente pelo local. Pense nisso antes de começar a decorar!

3. Analise as paredes

Pense nas paredes da sua casa como as roupas que gosta de usar. Se não gosta de nada chamativo, estampado ou com sobreposição de cores, não use esses acabamentos nas paredes. As cores trarão o ar de tranquilidade ou de confusão para o ambiente. Combine as cores com os móveis que irá utilizar.

4. Móveis

A sala de estar é o local onde menos funciona os móveis sob medida. Mas pense que o sofá não poderá ter cinco lugares em uma sala de 13 metros quadrados. Pense na disposição dos móveis de acordo com o tamanho do ambiente. Alguns móveis a menos podem valorizar o ambiente.

Decorando a sala de estar

Depois de definir e pintar as paredes. Os móveis são colocados no local exato, está tudo pronto para começar uma segunda etapa na decoração da sua sala de estar.

É importante lembra que em um apartamento de 2 quartos, por exemplo, a sala de estar será um dos maiores espaços do ambiente e, talvez, o único para receber visitas e assistir televisão. Assim, o ambiente terá duas funções importantes.

Vamos para algumas dicas que vão ajudar na decoração da sua sala:

1. Espelhos na parede

Não esqueça de reservar um espaço para o espelho, ele é peça fundamental na decoração de uma sala de estar. O espelho promove a sensação de amplitude e parece aumentar o ambiente.

2. Painel na parede

O painel pode ser uma peça prática, moderna e bonita para decorar sua sala de estar. Você pode optar por colocar o espelho no painel também. Você abrirá uma gama de possibilidades para decorar seu ambiente.

Os painéis podem ser comprados pronto em lojas de móveis ou então sob medida para a sua sala de estar. Os painéis mais comuns são feitos de madeira, porém os painéis de mármore são muito recomendados para as salas de estar.

3. Sofá

Voltando ao sofá, escolha bem esse móvel. Ele será seu companheiro por um bom tempo e com certeza é um lugar de relaxamento para você e sua família.

Lembre-se sempre daquele ditado, “um bom sofá abraça”. Levem em consideração a qualidade e o conforto na hora de escolher esse móvel tão importante.

4. Quadros

Use quadros para preencher e finalizar a decoração das suas paredes. Eles dizem muito sobre a sua personalidade, ou até mesmo, sobre suas aventuras ao longo da vida. Combine as molduras com as cores da parede. Uma dica importante: use sobreposição de cores entre os quadros e as paredes.

5. Papel de parede

Esse é um recurso interessante para decorar as paredes da sua sala de estar. As cores e estampas devem combinar com os móveis escolhidos. O papel de parede pode dar um ar mais rústico ou moderno, tudo depende da escolha na hora de decorar o ambiente.

6. Cortinas e persianas

As cortinas são importantes tanto para decoração quanto para iluminação do ambiente. Abuse de tons mais claros ou pastéis que irão combinar com várias cores de móveis que você pode escolher para decorar seu ambiente.

7. Abajures

Os abajures dão um ar mais intimista na sala, além de ser uma peça decorativa muito interessante para o ambiente. Com essa dupla funcionalidade, esse item é fundamental para decorar sua sala de estar.

8. Tapetes

Finalize a decoração da sala com a escolha do tapete ideal. Pense na circulação de pessoas e também no que busca para o ambiente. Use peles ou tapetes mais tradicionais com cores e estampas que combine com os móveis e as cores das paredes.

Os detalhes importantes da decoração

Quando pensamos na sala de estar de um apartamento de 3 quartos, podemos planejar um ambiente que terá um pouco mais de espaço e várias pessoas vão circular pelo local. Mas nem sempre nossa casa pode ser tão grande assim, precisamos pensar nos ambientes de acordo com as suas funcionalidades.

1. Desenhe o layout

Ao pensar e analisar o ambiente é hora de pegar um papel e caneta e desenhar a disposição dos móveis no ambiente antes de colocar a mão na massa. Isso te fará economizar tempo e força para arrastar os móveis pela sala de estar.

2. Harmonia

É importante que a sala de estar não se torne um depósito de itens que você viu na loja e gostou. Tudo deve ser programado de forma a causar harmonia. Quadros, tapetes, móveis e cores devem se conversar para criar um ambiente mais agradável.

Com todos os móveis pensados, as paredes pintadas, e a sala de estar bem decorada é hora de aproveitar o ambiente e relaxar.

Gostou desse artigo sobre quais os itens você deve priorizar na hora de decorar sua sala de estar? Então que tal compartilhar esse post com os seus amigos através das suas redes sociais? Afinal, quem é que não quer dar uma repaginada nesse ambiente tão importante da casa.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square